Gentem,
Esse domingo fizemos outro longão. Dessa vez de 30km. Só que ao invès de correr no parque como de costume, nos inscrevemos na Maratona MKS de Brasília e fizemos o treino com o pessoal que estava participando da prova ( e assim entraríamos em clima de prova, mudaríamos o local de treino e ainda aproveitaríamos a estrutura da prova).
Como toda simulação de prova, nos reunimos no sábado a noite para um jantar de massas (no D´Fattu em Águas Claras... comida muito boa aliás nham nham nham... recomendo), e nosso general... oops... treinador nos brindou com explicações sobre o treino. Eu já havia combinado com Marcelo "Baiano" que correria em ritmo de prova, ou seja, 5:00 min/km (ou 12km/h) e encararia esses 30km como se fosse a prova - e dai testar estratégias de hidratação, alimentação, e sentir a velocidade escolhida no corpo. Paulo a princípio topou, apesar do cansaço de ter corrido 42km em Floripa dando suporte às meninas (as Siriemas do Cerrado !).
Eu estava apreensivo por causa do trauma do ano passado. Eu sabia que estava bem treinado, e este ano estou mais relaxado com esses treinos para maratona. Mas mesmo assim fiquei um pouco "cabrero" com o ritmo escolhido.
5h15 da madrugada estava eu acordado (e tremendo de frio). As 6h45 estava na barraca da TIME me preparando para a largada. O pessoal da prova largou as 7, e nós as 7h10. Os três primeiros kilômetros usamos para aquecimento, correndo a 5:30 kim/km (aprox 11 km/h). Nessa etapa corríamos eu, Marcelo, Paulo e Gladstone "Coxinha". Do kilômetro 4 em diante começamos a acelerar. Na subidas até permitíamos um ritmo de 5:15 min/km, mas que tinha de ser compensado na descida, a 4:45 min/km.
A maior parte da L4 Sul era de descida, então foi bom para acelerar e acostumar o corpo com o ritmo. O Paulo sentiu o treino e no km 13-14 ficou a 5:15 min/km e seguimos eu, Marcelo e Glad. Na transição para o Eixão Sul algumas subidas bem chatinhas. Mas também percebi que ai meu corpo estava bem acordado e estav dando conta de manter o ritmo mesmo subindo. O Glad sentiu também o treinou e diminuiu um pouco, e dai até o final fomos eu e Marcelo. A Asa Sul foi (bem) vencida a um ritmo de 4:50 min/km (e essse trecho é quase todo subindo). Depois entramos no Buraco do Tatu, corremos no Eixão Norte até o km 26 e voltamos para a Esplanada dos Ministérios. E o nosso ritmo aumentou... daiestávamos já correndo a 4:45 e em alguns momento 4:30 min/km.
Ao completar os 30km a satisfação! 2h30min de treino, em ritmo de prova, e "sobrando". Fiqeui extremamente satisfeito com meu desempenho, e consegui tirar muito dos bloqueios que a "quebra" do ano passado deixou em mim!
Mas, como sempre acontece com esses treinos, fiquei com o corpo hiperaquecido, e passei o domingo tremendo de frio! Comi toneladas de comida, e até abusei na lactose e glutén, mas tudo bem... nesse dia eu merecia uma indulgenciazinha. às 21:40, depois de falar com meus pais, estava eu estatalado na cama.
Bom... Porto Alegre estpa chegando e os treinos continuam, só que com muito mais motivação!
cheers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário