terça-feira, 11 de julho de 2017

Primeira Experiência com Trem

Só tenho a dizer uma coisa...

SOFRI PÁ CACETE na sexta para conseguir pegar um trem para Nagoya (que fica a apenas 35km daqui).

Cheguei na estação e achei que seria fácil. Só comprar uma passagem para Nagoya, como se faz em qualquer outro lugar do mundo... I say no no no... primeiro eu tinha que saber a linha (e eu não tinha certeza) e depois aqui você compra por valor. Na máquina há valores que vão de 150 yen a mais de 2000. Quanto mais longe mais caro... só que qual valor para o lugar que eu queria.Fiquei apetando os botões até acertar!

Passo 2:a plataforma. As placas infelizmente estavam todas em japonês. Eu até consegui entender qual era a plataforma que eu deveria estar mas para certeza fui perguntar. Me respondiam uma farmácia, e não entendia uma aspirina. E eu suava bicas, porque juntava o nervoso e o calor de Manaus que é o verão daqui. Milagrosamente apareceram três espanhois. Já cheguei 'hablando' e perguntando se estava lugar certo. Estava. E eles foram tão legais que ainda disseram que estavam no mesmo trem e me acompanharam até a estação que eles desceriam, garantindo que a próxima era a estação que eu queria - a Nishikawa.

Chegando lá outro momento de pânico. Cadê o metro???? Depois de rodar perdido, me apontaram onde era (mímicas funcionam muito bem!!). Hora de comprar o ticket. Aí torou na emenda: a máquina só tinha texto em japonês. Eu fiquei apertando os botões aleatoriamente até que cansei e mandei um 'sumimassen' (com licença) para uma dona menina e apontei para a estação que queria ir e depois pra máquina.

Ela abriu minha mão, pegou 270 yens e apontou para o quadro. Nele estava o valor da passagem para cada estação. AHHHHH, agora aqueles números fizeram sentido. Depois disso tudo certo. O retorno foi mais tranquilo porque eu já tinha aprendido o esquema. Mesmo assim cheguei em casa 1 da manhã, suado e cansado.

Alegrias desse dia:
1) no metrô eu entendia "próxima estação: fulana de tal" (Tsugui: furana de taru).
2) em Okazaki parei numa loja de conveniência para comprar um 'bentô' (quentinha) e entendi a dona menina perguntar se queria que esquentasse para comer ( atatai ima tabemassuka, ou algo assim).

E de mico em mico vou agregando valor ao camarote.

Mata né !!! (Até a próxima)

Nenhum comentário: