segunda-feira, 4 de julho de 2011

Último Longão Antes da Maratona: 35km em 3h05min

Galera... o longão desse fim de semana não foi de Deus ....

Tínhamos que fazer eu, marcelo e filipe 35km... só que nesse o esquema era:

20km de aquecimento (velocidade de 11km/h - 5:30 min/km); e
15km em ritmo de prova ( tentar velocidade de 13,5km/h - 4:30 min/km)

O bocó aqui esqueceu de comprar GU e levar as balas de eletrólitos e sal para usar durante o treino. Dei um jeito de ficar me reabastecendo de Gatorade o tempo todo...

Os ditos 20 primeiros kilômetros foram ok... mããããs ai o treinador nazista começou a gritar " Vamo, vamo, vamo, aumentando o ritmo, num é moleza não!!!". Homi, juro que tentei chegar aos 4:30, mas subindo ladeira eu lutava para ficar entre 4:50 e 5:00... e Filipe puxando "Vamo Luciano, deixar o ritmo diminuir não!".

Cara, e não parava de subir ladeira... Filipe seguia conversando, e eu já estava concentrado na respiração... e a vontade de quebrar já me consumia. Na altura do Nicolândia, no entanto, começamos a descer, e dai consegui segurar os 4:30, sem cansar muito. Filipe encontriou um conhecido, e eles foram seguindo na minha frente batendo papo (mas sempre olhando para trás e dizendo " Vaaaaaamo Luciano!!!" - "C@r@y Filipe, eu toh morrendo, calma!!!

No km 28, pegamos mais água e Gatorade. Eu esperava descer mais um pouco antes de encarar um subida fatal... mas o nazista que me treina toma outro caminho que sobe de novo!!!

" SUBIDA DE NOVO!?!?!?!?!?!"
"Calma jovem, daqui a pouco vc desce tudo."
"Eu escuto isso há 8km".

Gente... eu já estava esgotado... ia ali na fé e no incentivo do treinador carrasco! Ai ele decidiu acelerar para 4:15 (14km/h) e me deu um último aviso " Não quebre, matenha o ritmo. Melhor forçar agora para não quebrar no dia."

O problema é que eu continuava subindo, e as pernas já estavam queimando, e o coração na boca. Além disso haia o calor e o ar seco. Não teve jeito... em um dado momento eu quebrei... a velocidade caiu para 6:30, e dai eu me concentrava e acelerava de novo, ia a 5:30 com muito esforço, mas quando me distraia, caia para 6:00, 6:15... e meu viajava...

" Luciano, você não precisa se matar desse jeito... caminhe um pouco..."

A mente começa a querer te sabotar. Mas eu repetia para mim " Falta menos de 5km, isso não é nada, você consegue..." e entoava mantras na miha cabeça...

Finalmente comecei a descer... dai me concentrei e acelerei para o 4:30 novamente. Poutz, que dor... e a vista já estava meio escura, e a fome já me atacava... mas eu fui... o último kilômetro foi infinito... quando cheguei em 35km, parei, e sai caminhando, meio bambo... peguei o último GU e tomei. E dai fui caminhando até o ponto de encontro.

No final, fiz a distância proposta em 3h05min, com pace médio de 5:17...

A tarde ainda fiz mudança de apartamento (tome caixa a carregar!), fui ao centro espírita, e a noite numa festinha dar um abraço numa amiga (niver dela)... mas fiquei com as pernas destruídas no domingo. Hoje elas estão bem melhor, mas ainda sinto os músculos doidos...

O próximo longão agora são os 42km da maratona da cidade do rio... 15 dias... contagem regressiva...

cheers!!!

Nenhum comentário: