sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copas do Mundo - de 1986 a 2010

Vocês lembram de onde estavam durante as Copas do Mundo??

Esse é um evento marcante, mesmo para aqueles que não curtem futebol. E como só acontece uma vez a cada 4 anos, e sempre em Julho, quando chega esse período somos todos envolvidos por essa forte egrégora (e pela chatisse da Globo enchendo o saco com os pseudo herois da nossa seleção). No meu caso (ascendente em Câncer é uma droga mesmo... adora dar uma visitada no passado) eu gosto de pensar em onde estava e o que estava fazendo... bem como ouvir uma música, que te transporta no tempo... no meu caso eis o que lembro (resumidamente !!)

1986 - Copa do México

Era muito criança (mais que hj ehehehe), não assisti jogo algum. Mas ficou na minha memória a derrota para a França. Estávamos na casa de minha tia Clenia, em João Pessoa. Enquanti eu lia um gibi, meus tios e primos gritavam com a cobrança dos penalties. O Brasil perdeu, e todos ficaram meio chateados, mas eu nem tchum para aquilo...

1990 - Copa da Itália

Também não vi muitos jogos. Mas lembro do dia que Camarões venceu a Argentia. Estava no CCAA, e de repente veio uma gritaria de todas as salas... a Argentina tinha levado um gol de Camarões (eu ainda não sacava da rivalidade Brasil e Argentina). Mas vejo que desde de sempre ver a Argentina ser ´ómilhada´ no futebol é TDB. Foi nessa copa tb que comecei a torcer pelas zebras. Vibrei quando a Irlanda, com sua famosa retranca, passou para as oitavas, bem como a Costa Rica. E claro, Camarões e Inglaterra foi o melhor jogo da copa.

A derrota do Brasil para a Argentina eu vi em casa, com meus primos de João Pessoa. Depois que o Brasil perdeu, e Gustavo e Leonardo (primo e irmão) ficaram revoltados (isso eles tinham apenas 8 anos de idade!!!) me deu uma vontade de rir tão grande. Depois do jogo fomos ao clube em frente a nossa casa, e eles não paravam de reclamar ahahahaha e eu me acaba de rir !!! Fui chamado de cada coisa...

1994 - Copa dos EUA


Boa parte dessa copa eu vi em João Pessoa. Estava de férias da escola (fazia 1º ano do 2º grau... oops... ensino médio!!!). Nessa copa aprendi a ter raiva da Globo e Galvão Bueno... toda aquela babação pra cima de Romário instigou os mais profundos sentimentos de raiva, e torcida contra a seleção brasileira (exceto na final... ai fui 'obrigado' a trocer a favor do Brasil...). Mas durante um bom tempo me irritou a mida falando dé Romário que 'sozinho' (e o resto da seleção?!?!) levou o Brasil ao tetra...

1998 - Copa da França

Nessa época já estava na facul, e trabalhando. No período da copa, a UFCG estava de greve, e eu estava com aulas no curso de férias do CCAA. O São João bombava na cidade, mas eu estava em casa em quase todos os jogos ( e via mais os jogos das seleções zebra que do Brasil). Mas lembro da final. Não acreditava que o Brasil tivesse chegado pela segunda vez seguida à uma final (eu nasci depois de 70, então para mim ver o Brasil ir tão longe não era o lugar comum). Estava na casa de dois amigos, quando aquela palhaçada em campo ocorreu... quando estava voltando p casa, a cidade estava quieta... vazia... (ou pelo menos assim registrei em minha mente).

2002 - Copa da Coreia e Japão

Ai eu já estava no último (e sofrido) ano de engenharia. Além disso estava com aulas no curso de férias (de novo) e juntando dinheiro para a formatura. Os jogos eu pouco vi por causa do horário. Mas um eu acordei as 3 da madruga para ver: Brasil x Inglaterra. Como tinha feito intercâmbio para a Inglaterra em 2000, o pessoal que conheci lá começou a me mandar e-mails falando da derrota iminente do Brasil. Ai num prestou: ia torcer para o Brasil (pasmem senhores e senhoras!) como nunca! Até promessa fiz: pintaria o cabelo de loiro caso o Brasil passasse. E num foi que passou. A promessa foi cumprida (em termos). Como não descolori o cabelo, e joguei a tinta no cabelo escuro, p resultado foi que fiquei mais para ruivo que galego ahahahaha... e a sensação daquela tinta 'queimando' meu couro cabelufo também marcou (achei que era um efeito colateral e que eu ia ficar careca). Legal foi a galera fa facul tirando onda, e uma amiga ruiva (a firegirl) pergutando o segredo para cabelos tão brilhantes e vivos (Fala sério!!!!). Depois que o cabelo cresceu raspei tudo.

Ahhh... o Brasil ganhou né... mas nem lembro onde vi a final...mas aguentar a TV depois disso foi o ó do borogodó (só não pior que 94)

2006 - Copa da Alemanha

O primeiro jogo eu vi em Manaus, no Fellice, com a Glauce, Marcy, Kenia, Karina, Gui, Thiago ( o Hugo estava lá?!?!! isso não le,bro) e uma galera da Fundação. Lembro da ameaça que a Glauce fez caso eu torcesse contra o Brasil ("Lu, tu vai apanhar tanto se o Brasil perder..."). Huahaua... mas e diverti muito.

O resto da Copa eu vi no Rio. Tirei férias e fui com o Raphael para lá. O restante dos jogos vi com a Anne, amiga de Manaus que estava morando no Rio, e a galera dela. No dia da derrota para a França eu estava caminhando com o Rapha pelas ruas de Copa (estávamos voltando para a Ilha). Paramos num boteco e assistimos os minutos finais... bom... eu não grande torcedr da seleção, mas perder de novo para a França foi uma ´buesta´... mas nada que atrapalhasse o resto das férias.

Copa de 2010 - Copa da África do Sul

Essa Copa fiquei parte aqui em Brasília e parte no Rio (dessa vez a trabalho). E vi os jogos em lugares diferentes, de maneiras diferentes. Um eu vi em ksa sozinho, outro num samba (de ressaca), outro com o pessoal do trab no Rio (com direito ao Bruno elogiando o gol do "Juarez", mais conhecido como Juan). Os jogos com Portugal e com a Holanda foram os que mais marcaram, mas não pelo futebol, mas sim pelas companhias presentes ehehehe...

Bom, é isso... por em palavras os flashes de imagens que guardo de cada copa é difícil. Mas escrever ajuda sempre a fazer essas pequenas viagens no tempo...

cheers!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oh Lu!!! É mesmo.. na última copa assistimos alguns jogos juntos :)

Beijos!

Glau

Marcy disse...

Oi Lu!!!!
A primeira copa que me recordo foi a de 86 - mas nem lembrava que tinha sido no México, hehehehe.
As que mais curti foram as de 98 (estava no auge da cachaça), 2002 e 2006 que assisti com a turma da FPF no Fellice - e sim, meu futuro esposo na época já nos acompanhava nesses jogos. A de 2010 foi meio fraquinha pra mim. Mas em grande parte creio que é porque o povo aqui de POA é moooito discreto na torcida. Nem se compara com a festa que é em Manaus. O melhor jogo que vi foi o da derrota que assisto com Glauce e Hugo no Joe and Leo's. Blé! Beijos!