terça-feira, 9 de outubro de 2012

XTerra Estrada Real - 20km de Diversão e Pancada

Faaaala galera!

'Poizé'! Mais uma prova corrida e curtida! Dia 29/09 as 18hs largamos eu e a galera da TIME para mais uma corrida de aventura, essa em Tiradentes.

Bom, antes de nós, às 14hs, 3 incríveis guerreiros - Marcelo 'Baiano' Mendes, Paulo Maluco Eustáquio e Heidi Cristina Barcelona - haviam largado para um grande desafio - 50km.

Eu preferi ficar nos 20km nortunos (eu e outros guerreiros!). Nossa largada aconteceu as 18hs. A corrida começava no centro de Tiradentes, e percorria várias de suas ruas históricas, antes de entrar na mata, a noite. Galera... pense num percurso pancada! O piso em Tiradentes de auspicioso não tinha nada. Aquelas pedras além de não amortecer em nada o impacto ainda deixam a pisada bem instável ( até agora estou sentindo vários músculos nos pés que eu nem lembrava que existiam!). Depois que entrávamos na mata melhorava o quesito impacto nas articulações mas a dificuldade não diminuia. 

Para enxergar alguma coisa do caminho todos corremos com lanternas na cabeça. (A minha no final começou a escorregar e já estava me irritando profundamente). Homi... era um sobe e desce, lama, riachos no caminho, um monte de "mata-burro" que exigia cuidado (ou então beijinho-beijinho-pau-pau). Mas correr só com lua acima de nós é um grande espetáculo.

Sai muito forte e depois paguei o preço. Nos últimos kilômetros da prova não conseguia mais correr nas subidas, e apenas caminhava forte (mesmo assim a respirava como se fosse morrer). Mas nas descidas eu compensava sempre imprimindo ritmos fortes (pace médio de 4:00 - 4:10 min/km).  No meio do caminho ainda passei peleo Paulo e Marcelo, mas só tive tempo de gritar "TIMEEEEE".  Enrtrando em Tiradentes também cruzei com o pessoal dos 7.5km e vi inclusive a Andrea que estava acabando de sair da mata. Ainda gritei " Aêêêê Guerreira!".


 
Cruzei a linha de chegada em 1h44min, e fui o 31º colocado masculino dessa prova. Fiquei bem satisfeito com o resultado, mas fiquei bastante dolorido no dia seguinte (minha musculatura foi bastante exigida). Meu tenis agora é um barro só e as meias e simplesmente descartei! E por causa do pé molhado fiquei com bolhas nos pés e um corte no calcanhar direito.

Mesmo assim recomendo muito essa prova! Foi muito legal. Não só pelo percurso, mas por tudo. A arena sempre montada ali e todos aqueles atletas circulando, e a música rolando... isso é o que se pode chamar de carnaval de atleta.

Tiradentes

Muito mais que a corrida, esta viagem também me deu a chance de conhecer a cidade histórica de Tirandentes. E curti bastante. A cidade é linda, limpa e as pessoas lá te atendem super bem. Isso sim é saber fazer turismo. Conheci a igreja de Santo Antônio, com obras de Aleijadinho, que fica no alto da cidade... belíssima!

Fique numa pousada excelente. Os donos nos trataram super bem, a comida deliciosa, e os quartos beeeem comfortáveis. A quem se interessar, ficamos na Pousada SOLAR IMPERIAL (www.solarimperialmg.com.br).

O problema é comer demais! Todo lugar se come muito bem! O turismo lá, aliás, é parecido com aquele visto em Pirenópolis- GO, na Chapada... eu pelo menos curto bastante! História e natureza e ótima comida. Bom... quanto aos detalhes de Tiradentes, deixo para Andrea Pires ( Blog "Com Salto e Asas") contar, porque minha imapciência ariana me impede de continuar escrevendo !

E nessas viagens, claro, sempre há o pessoal doido da corrida... é uma verdadeira risoterapia! Tudo bem que segundo o Paulo eu andei destruindo casamentos com uma brincadeira que eu fazia com meus alunos de inglês em Campina Grande ( rosas vermelhas ou brancas? Estrada longa ou curta? Dormindo ou acordado? rsrsrs.... acho que vou escrevê-la no blog algum dia!), mas o saldo geral foi positivo!!

O ruim foi chegar tarde em cada np domingo e ainda encarar supermercado e começar a semana mal dormido de novo... buá buá buá!

Agora sigo com os treinos para a Golden Four em Novembro! RUUUUUUUUNNNNNN!!!!!!

cheers

Um comentário:

Andrea Pires disse...

Adorei o estado que teu tenis ficou...pena não ter fotografado o meu....e haja disposição para maist reinos...rsrsrssr