Gente,
Essa matéria foi escrita pelo Ultramaratonista Rodolfo Lucena, que escreve sobre corridas para a Folha de São Paulo (o blog dele é http://rodolfolucena.blogfolha.uol.com.br/) . Achei a matéria muito pertinente, especialmente para nós corredores que nos empolgamos com nossos avanços e não damos o tempo certo para o corpo se adaptar ao estímulo dado a ele ( falo em causa própria... 2010 foi um ano que fiquei só me recuperando de lesões e depois passei a lutar contra a falta de ânimo em voltar, além do medo de me machucar de novo...).
"A julgar pelas estatísticas, pelo menos metade dos corredores vai sofrer lesões relacionadas ao esporte em algum momento da vida.
Canela e pé são as maiores vítimas da corrida, mostra estudo. (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1166092-canela-e-pe-sao-as-maiores-vitimas-da-corrida-mostra-estudo.shtml)
Depoimento: Ficar parado dói mais do que a própria lesão (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1166115-depoimento-ficar-parado-doi-mais-do-que-a-propria-lesao.shtml)
'Desisti do tratamento, mas não de competir', diz consultor de informática (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1166119-desisti-do-tratamento-mas-nao-de-competir-diz-consultor-de-informatica.shtml)
Duas das maiores pesquisas citadas no trabalho de revisão coordenado pelo fisioterapeuta Alexandre Lopes mostram que 46% dos participantes de maratonas já se machucaram.
Para reduzir o risco de desenvolver patologias em consequência do hábito da corrida, os médicos consultados pela Folha recomendam algumas medidas.
"Aumentar os treinos (volume, frequência, intensidade) de maneira gradual e progressiva, realizar exercícios de fortalecimento muscular duas a três vezes por semana e fazer alongamentos" são algumas das indicações do médico Jomar Souza, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Reduzir o peso corporal e usar "calçados adequados" também são fatores que podem diminuir o risco de lesões, segundo o ortopedista Moisés Cohen.
O TÊNIS CERTO
O também ortopedista Márcio Freitas é mais específico: "A correção biomecânica dos eixos de força dos membros inferiores, com palmilhas e tênis adequados, é importante fator de prevenção; já o alongamento do pé e da panturrilha ajuda a evitar a fascite plantar".
Freitas também recomenda, para evitar o impacto excessivo, o uso de tênis de amortecimento e de calcanheiras de silicone --além da alternância dos tipos de terreno da corrida.
O corredor deve, ainda, evitar o exagero nos treinos de "tiros" [corridas curtas em ritmo intenso] e não se apoiar demais no antepé, já que esses fatores aumentam a tensão na origem da fáscia plantar. "
Mas isso nunca será justificativa para "não se mexer". Apesar dos riscos de lesão, os ganhos do esporte são muito maiores. Então 'meu fi', quer brincar? Então vamos brincar direito: respeitar os limites do corpo, alimentar-se bem e musculação para evitar sobrecarga nas articulações!
cheers
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário