Agora que já falei da corrida, falarei rapidamente (vou tentar!) de San Pedro de Atacama, local do Mountain Do.
San Pedro é uma pequena vila que fica no norte do Chile. Tem menos de 2000 habitantes. Mas é um lugar com um boa estrutura de turismo, com muitas pousadas e restaurantes pela cidade. Sempre há visitantes de vários paises que vão lá para conhecer o Atacama.
Para chegar lá tivemos que fazer uma grande volta. Pegamos um voo até Montevidéu, no Uruguai, depois outro até Santiago, no Chile. De lá tomamos outro voo até Calama, que fica a 1800km da capital. Em Calama pegamos um ônibus até San Pedro (mais 100km). A viagem é longa e cansativa, mas vale a pena.
Na Calle Caracoles, em San Pedro, basta escolher uma agência e pagar pour um passeio. Há vários por lá. Infelizemente o passeio que eu masi queria fazer, a observação astronômica, não foi possível porque (acreditem se quiser) CHOVEU no deserto. Caiu um toró, como não caia há mais de 10 anos por lá...
A noite dá para sair para um dos muitos bares e restaurantes em San Pedro. A calle caracoles sempre fica cheia. A comida chilena é deliciosa - especialmente os peixes de lá, nham nham nham. Lá é possível pegar sempre o "Menu del día", que oferece entrada, prato principal e bebida (em alguns lugares sobremesa) por cerca de 25 reais (há lugares mais baratos e mais caros). O atendimento é muito bom, os chilenos são muito educados! Mas recomendo sempre vericicar a conta antes de pagar. Era comum eles se enrolarem na contagem de pratos e bebidas depois. Mas não é má fé ou malandragem... tanto quequando era para menos a contagem eles deixavam de cortesia.
Dos passeios que fiz, fui ao Vale da Morte e vale da Lua (locais, inclusive, por onde eu passara correndo). Esse local parece muito com Marte, inclusive no que diz respeito a formação geológica. Há milhões de anos havia água ali. Seco tudo, e ficaram os sedimentos. É possível ver paredes de puro sal por lá. Foi ai incluisve que vi a duna "mardita" que eu e todos os outros corredores "caminhariamos" no dia da prova. Mas é um lugar incrível!!!!
No dia seguinte fomos até as Lagunas Cejar e de Asasal. Duas delas, que ficam be afastadas, parecem dois olhos no meio do deserto. São salgadas e galaaaaadas. Elas têm conexão direta com o pacífico. Depois havia uns lagos Asasal, que são tão salgados quato mar morto. Lá você flutua, mesmo sem querer! É uma sensação incrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário