terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mountain Do 2012 - San Pedro de Atacama/ Chile

Faaaaala galera!!

"Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade... ". 'Poizé', estou de volta ao meu querido Brasil, depois de 5 dias incríveis no Chile (em San Pedro de Atacama).

No dia 29/01 houve o Mountain Do de San Pedro. A lagada ocorreu as 7h15 (horário de lá), e da pquena vila de 1800 habitantes parti para 23km no deserto do Atacama. Havia treinado bastante, e melhor de tudo, estava tranquilo para o desafio. Respeite meus limites, e não impus nenhum ritmo forçado. O desafio era simplemente chegar e... curtir o visual incrível (parecia que eu estava correndo em Marte! )



O primeiro trecho foi bem tranquilo, no asfalto. Não acelerei muito, para poupar energia para o 7,5 km de subida que viriam no Vale de la Luna!


No Vale de La Luna, começou a subida e a corrida em terreno extremamente irregular. Em muitos trechos o melhor é caminhar. Aliás!!!! Havia 2km de dunas, subindo. Meu Deus, o que era aquilo??? Num era de Deus não! Fui lá caminhando, e respirando forte.


No topo, eu ainda tive que caminhar mais uns 2min para me recupar. Nesse ponto um atleta de Floripa me alcançou e disse "para não, vamu nessa". Eu fui. Era um sobe e desce, num terreno cheio de pedras. Foi a que torci o tornozelo. Manquei um pouco mas continuei correndo.



Depois desse ponto veio uma tenda de hidratação. Eu dei uma parada para tomar gel e beber isotônico. Achei que dai em diane seria descida, e qu eu poderia impor um rtimo mais forte... humpf! "Mim" engaram. O trecho seguinte, que seria Vale da Morte, seria um sobe e desce em um terreno bem irregular, com muitos trechos de areia.


Em um determinado ponto eu tive que parar, sentar numa pedra, e tirar areia do tenis. Depois disso consegui correr melhor. Dai para o final me emparelhei com o atleta de Floripa- o Luchi - o o editor da Runner´s Brasil - o Sérgio. Fomos os três até quase o final da prova.



Falando 1000 metros para o final, me coração estava bem tranquilo - a L3 ainda. Dai decidi queimar o combustível final, e dei uma arrancada para cruzar a linha de chegada em 2h15minutos.


Depois soube que fui o 20º geral, e 5º da minha categoria. Fiquei bem feliz com o resultado. E com meu desempenho. Fiz uma prova bem tranquila sem me afobar em fazer tempo.


Mas o melhor estava para depois.

Emoção na Chegada de Cada Companheiro
Participar de uma prova dessa vai além de fazer tempo. É superação! Durante a prova pensa-se em todo o treino até chegar àquele dia. Por isso cada vez que alguém cruzava a chegada, era como se fosse a sua própria chegada. E assim vi cada amigo chegar e chorar de alegria : Heidi e Lílian de mão dadas (chororô da Heidi e sorrizão na rosto de Lílian!), Eliane(que também chorou), Elina, Ricardo, Luciano Rocha. Todos chegaram bem e bem colocados na prova (Lílian em 4º, Elina em 3º, Heidi em 5º , Gladstone em 2º , nas suas faixas etárias).
Depois ficamos esperando os maratonistas Filipe, Paulo, Marcelo, Simone e Manu. Para cada um que chegava, cruzávamos a linha de chegada junto. E cada chegada era comemorada com abraços , choros e risos! Afinal... 42km no deserto "num é brinquedo nãããããão!".





Manu nos preocupou um pouco, pois depoi de 6 horas de prova nada dela chegar. O sol já estava muito forte. Mas dai lá vinha ela, tranquila e sorridente, para cruzar a linha de chegada também!



O pessoal o Mountain Do está de parabéns. Foi uma prova bem organizada, apesar de alguns contratempos sofridos, aind mais considerando que tudo foi levado do Brasil até o Chile pára esta prova. Recomendo bastante esse desafio, não só pela corrida, como pelo lugar também!


Agora vou tratar do meu tornozelo esquerdo, e aproveitar fevereiro para descansar... atleta merece férias também rsrsrsrs... porque depois começa nova periodização, como foco na Maratona de Porto Alegre, em Juhho de 2012.

Até o próximo posto (que dedicarei aos passeios que fiz em San Pedro).


cheers!!!!!

Nenhum comentário: